Exercícios reprodução humana 8º ano fundamental e 3º ano do ensino médio. (questões de vestibular)

1) O esquema abaixo ilustra parte do aparelho genital feminino. Os fenômenos de nidação, fertilização e segmentação do ovo ocorrem respectivamente nas regiões indicadas por:

a) II, I, III
b) III, I, II
c) I, II, I
d) III, II, I
Resposta. b

2) Assinale a opção que indica corretamente uma ovulogênese.


Resposta. a

3) (UEG-GO) A reprodução, processo necessário a todos os seres vivos por levar à preservação da espécie, acontece desde a forma mais simples até a mais complexa. Quanto a esse processo, marque a alternativa incorreta.
a) A reprodução assexuada aumenta a variabilidade genética numa população de determinada espécie, porque os descendentes assim originados diferem geneticamente de seus pais.
b) Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
c) A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes.
d) Uma vantagem evolutiva da reprodução sexuada está no fato de ela poder conferir proteção contra parasitas; alguns descendentes, por exemplo, podem apresentar combinações genéticas que os tornam mais adaptados aos parasitas do que seus pais.
e) Durante a meiose e a fecundação podem ocorrer eventos que criam variabilidades genética nos seres que se reproduzem sexuadamente.
Resposta: a

4) (Fuvest-SP) A gravidez em seres humanos pode ser evitada:
I. impedindo a ovulação.
II. impedindo que o óvulo formado se encontre com o espermatozoide.
III. impedindo que o zigoto formado se implante no útero.
Dentre os métodos anticoncepcionais estão:
A) as pílulas, contendo análogos sintéticos de estrógeno e progesterona.
B) a ligadura (ou laqueadura) das tubas uterinas.
Os métodos A e B atuam, respectivamente, em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e I.
d) II e III.
e) III e I.
Resposta: a

5) (Fatec-SP) Associe os hormônios citados na coluna I com a ação principal desenvolvida por cada um deles na coluna II.
Coluna I 
l. Insulina
ll. Tiroxina.
lll. Vasopressina.
lV. Ocitocina.
V. Luteinizante.
Coluna II
(     ) Metabolismo geral do corpo, crescimento e desenvolvimento sexual.
(     ) Estimular as contrações uterinas no parto.
(     ) Promover a ovulação, o desenvolvimento do corpo amarelo e a produção de progesterona.
(     ) Metabolismo do açúcar no corpo dos mamíferos.
(     ) Controle da excreção de água pela urina.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 5,3,2,4 e 1.
b) 2,4,5,1 e 3.
c) 3, 5, 4, 1 e 2.
d) 2, 5, 4, 3 e 1.
e) 2, 4, 3, 1 e 5.
Resposta. b 

Exercícios reprodução desenvolvimento embrionário 3º ano ensino médio (questões de vestibular).

1) Observa-se na fase luteínica do ciclo menstrual que:
a) há brusca queda de FSH e progesterona.
b) há reconstituição da camada funcional do endométrio.
c) o endométrio atinge sua espessura máxima.
d) o corpo lúteo ativa secreta estrógeno.
Resposta. c

2) A respeito do ciclo menstrual da mulher podemos afirmar, exceto:
a) a hemorragia menstrual é causada pela queda brusca de estrógeno.
b) existe um aumento substancial do LH que induz a ovulação.
c) na fase folicular a gonadotrofina hipofisária predominante é a progesterona.
d) na fase luteínica o hormônio ovariano predominante é a progesterona.
resposta .a

3) A ovulação é responsável pela fase fértil do ciclo ovariano. Sobre ela pode-se afirmar:
a) A ovulação nem sempre ocorre no meio do ciclo.
b) Os anticoncepcionais inibem a ovulação química ou mecanicamente.
c) Depois da ovulação sempre ocorre a menstruação.
d) A ovulação independe da atividade do Sistema Nervoso.
Resposta. a

4) (UFRRJ) A seguir estão indicados os anexos embrionários que se formam durante a embriogênese da maioria dos mamíferos. O anexo embrionário exclusivo dos mamíferos e que possibilita um período mais longo de desenvolvimento do embrião no interior do organismo materno é:
a) o saco vitelino.
b) o âmnio.
c) o córion.
d) placenta.
e) a alantoide.
Resposta: d

5) (PUC-PR) Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Fases de desenvolvimento:
1) fertilização.
2) gástrula.
3) blástula.
4) segmentação.
5) nêurula.
Características.
(       ) Fase caracterizada pela formação do tubo neural.
(       ) Fase em que o ovo se divide sucessivamente, até as células atingirem as dimensões normais da espécie.
(       ) Fase durante a qual os gametas se unem.
(       ) Fase durante a qual um grupo de células envolve uma pequena cavidade central.
(       ) Fase na qual se origina o intestino primitivo.
Assinale a sequência correta:
a) 5, 4, 1, 3 e 2.
b) 1, 2, 3, 4, e 5.
c) 5, 4, 1, 2, e 3.
d) 3, 4, 1, 2 e 5.
e) 5, 1, 4, 3 e 2.
Resposta: e

6) (UFV-MG) O desenvolvimento embrionário de um ser humano se assemelha em muitos aspectos ao de um jacaré. Porém, existem diferenças importantes. Assinale a afirmativa correta.
a) No desenvolvimento embrionário do jacaré o córion foi substituído pela casca calcária.
b) A fecundação interna ocorre no ser humano, que é vivíparo, mas não no jacaré, que é ovíparo.
c) No desenvolvimento embrionário do jacaré não há formação de âmnio, já que a ovoposição ocorre em locais úmidos.
d) No desenvolvimento embrionário humano a vesícula ou saco vitelínico esta ausente, pois a nutrição é placentária.
e) A alantoide tem função respiratória e de acúmulo de excretas no embrião do jacaré, mas não no ser humano.
Resposta: e

Exercícios sobre REPRODUÇÃO humana. 3 º ano do ensino médio. (questões de vestibular).

1) O fenômeno reprodutivo em que há desenvolvimento do óvulo sem ter sido fecundado pelo espermatozoide denomina-se:
a) pedogênese.
b) partenogênese.
c) gametogênese.
d) embriogênese.
R. c

2) A formação do ovo ou zigoto tem origem quando:
a) a cabeça do espermatozoide e penetra dentro do óvulo.
b) a membrana do óvulo forma o cone de atração.
c) o flagelo do espermatozoide é absorvido pelo óvulo.
d) os pronúcleos masculinos e femininos se fundem.
R. d

3) O aleitamento materno pode trazer benefícios, tanto para criança quanto para a mãe, pelas seguintes razões, exceto:
a) A ativação hormonal, decorrente da amamentação, torna a mulher menos fértil nesse período.
b)  O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado para criança.
c) A criança recebe no leite materno anticorpos que evitam o aparecimento de doenças.
d) A criança fica livre de infecções pois o leite materno é isento de germes.
R. d

4) Não considerando métodos cirúrgicos, os anticoncepcionais de tipo mecânico podem ter as seguintes ações, menos:
a) impedir que o ovo atinja o útero.
b) atuar como abortivo no inicio da gravidez.
c) impedir a nidação do ovo.
d) impedir que os gametas masculinos sejam lançados na vagina.
Resposta: d

5) Durante o ciclo menstrual na mulher, a ação do estrógeno é máxima:
a) durante os dias de hemorragia.
b) por ocasião da ovulação.
c) ao redor do 10º dia do ciclo.
d) no período pré-menstrual.
e) durante todo ciclo.
Resposta: c

6) Os testículos são gônadas masculinas, responsáveis pela gametogênese e função endócrina. As estruturas testiculares responsáveis, respectivamente por esses processos são:
a) Células de Wirsung e células de Leydig.
b) Túbulos seminíferos e células intersticiais.
c) Células de Leydig e túbulos seminíferos.
d) Células prostáticas e células de Wirsung.
e) Nenhuma das respostas anteriores.
Resposta: b

7) (UFMG) Na ovogênese, o 1º glóbulo polar resulta da divisão de:
a) ovogônia.
b) ovótide.
c) ovócito II.
d) ovócito I.
e) óvulo.
Resposta: d

Exercícios sobre reprodução ensino Médio

1) O órgão copulador e a gônada são respectivamente:
a) 2 e 3
b) 4 e 1
c) 3 e 1
d) 5 e 3
R. c

2) Durante o ciclo menstrual na mulher, a ação do estrógeno é máxima:
a) no período pré-menstrual.
b) durante todo o ciclo.
c) durante os dias de hemorragia.
d) ao redor do 10º dia do ciclo.
R. d

3) Durante a espermatogênese humana, o número de cromossomos encontrados nas espermatogônias, nos espermatócitos I, nos espermatócitos II e nas espemátides são, respectivamente:
a) 2n, n, n, n.
b) 2n, 2n, n, n.
c) n, n, n, n.
d) 2n, n, 2n, n
R. b

Exercícios sobre reprodução ensino médio biologia questões de múltipla escolha. .

1) Em relação ao óvulo humano afirma-se que:
a) só se forma após a penetração do espermatozoide no ovócito II.
b) forma-se nos folículos de Graaf, durante a fase fetal.
c) só existe após a ovulação até a penetração do espermatozoide.
d) só existe antes do nascimento, uma vez que o ovócito I sofre logo meiose.
R. a

2) No ciclo menstrual normal de uma mulher, não ocorrendo fecundação, o óvulo degenera e morre:
a) durante o período da menstruação.
b) imediatamente após a menstruação.
c) de 24 a 48 horas antes da menstruação.
d) logo após o período de maior fertilidade.
Resposta. d

3) Os testículos são gônodas masculinas, responsáveis pela gametogênese e função endócrina. As estruturas testiculares responsáveis, respectivamente por esses processos são:
a) Células de Leydig e túbulos seminíferos.
b) Túbulos seminíferos e células intersticiais.
c) Células prostáticas e células de Wirsung.
d) Nenhuma das respostas anteriores.
Resposta. b

4) Após a penetração do espermatozoide no ovócito II, a etapa a seguir será:
a) capacitação.
b) segmentação.
c) anfimixia.
d) mórula.
Rwsposta. c

5) O uso de preservativo masculino ("camisinha") tem sido amplamente divulgado e estimulado nos dias de hoje. Várias são suas indicações, como:
01. evitar doenças como sífilis e gonorréia.
02. controle de natalidade.
04. bloqueio da produção de gametas masculinos.
08. prevenção da Aids.
16. controle da ovulação.
Dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
a) 8
b) 11
c) 10
d) 14
e) 15
Resposta: 01 + 02 + 08 =11

6) A mulher cessa a sua produção de gametas na menopausa. O homem, diferentemente, tem condições de produzir gametas após o seu amadurecimento sexual e enquanto estiver sexualmente ativo. O seu aparelho reprodutor é adaptado para produzir e armazenar espermatozoides continuamente. Marque a opção que indica o enovelado de túbulos localizado sobre os testículos que recebe os espermatozóides, os quais terminam a sua maturação, ficando armazenados até o ato sexual.
A) A próstata
B) O epidídimo
C) Os túbulos seminíferos
D) A vesícula seminal

E) Escroto
Resposta: b

7) Relacione as colunas a seguir:
(1) produção de espermatozoides.
(2) produção de óvulos.
(3) placenta.
(4) cordão umbilical.

( ) transporte de sangue do feto para a mãe e vice-versa.
( ) nutrição, respiração e excreção durante o desenvolvimento embrionário e fetal.
( ) ovários.

( ) testículos.
Resposta: 4, 3, 2, 1

8) O útero é internamente revestido por um tecido rico em glândulas, em vasos sanguíneos e em vasos linfáticos, chamamos esse tecido de:
A) endometriose
B) ovidutos
C) endométrio
D) ovócitos

E) miométrio
Resposta: c

9) Assinale a alternativa que mostra a(s) estrutura(s) compartilhada(s) pelos sistemas excretor e reprodutor de mamíferos machos.
A) Os testículos.
B) A uretra.
C) Os ureteres.
D) Os vasos deferentes.
E) A próstata.
Resposta: b

Exercícios sobre REPRODUÇÃO HUMANA 3º ano médio

1) Na ovogênese, o 1º glóbulo polar resulta da divisão de:
a) óvulo.
b) ovócito I.
c) ovócito II.
d) ovótide.
R. b

2) É certo, em relação a gêmeos monozigotos, afirmar que:
a) possuem 46 pares de autossomos.
b) provém de fertilização de um óvulo por um único espermatozoide.
c) são idênticos, mas podem apresentar dimorfismo sexual.
d) todas as opções estão incorretas.
R. b

3) Assinale a alternativa verdadeira:
Entende-se por gravidez:
a) Ao desenvolvimento do ovo ou zigoto até sua implantação no útero.
b) À fecundação do ovócito no útero até o momento de sua saída.
c) Á implantação do blastocito ao endométrio e o posterior desenvolvimento do mesmo.
d) Ao desenvolvimento do indivíduo no útero e sua saída.
R. c

4) São hormônios que participam do mecanismo da gravidez e desenvolvimento exceto:
a) Estrógeno.
b) Progesterona.
c) Luteinizante.
d) Ocitocina.
R. d

5) A gonadotrofina coriônica é produzida e atua respectivamente na:
a) Placenta e ovário.
b) placenta e útero.
c) Adeno-hipófise e ovário.
d) Adeno-hipófise e útero.
R. a

Exercícios sobre reprodução e desenvolvimento 3º ano ensino médio (questões de vestibular)

1) É mais provável que a fecundação se realize na região assinalada pela seta de número:

a) 1
b) 4
c) 2
d) 5
Resposta: d


2) (UFMG) Uma mulher tem ciclo menstrual regular de 28 dias. Em 23 de novembro, após cinco dias de hemorragia, ele teve sua menstruação suspensa. O dia mais favorável para que uma relação sexual dessa mulher resulte em gravidez é:
a) 19 de novembro.
b) 23 de novembro.
c) 2 de dezembro.
d) 6 de dezembro.
e) 23 de dezembro.
Resposta: c

3) Uma mulher possui um ciclo menstrual regular de 28 dias. O início de sua próxima menstruação é esperado para o dia 30 de março. De acordo com as informações acima, em que dia de março essa mulher provavelmente vai ovular?
a) 11 de março.
b) 16 de março.
c) 19 de março.
d) 22 de março.
e) 25 de março.
Resposta: b

4) (UFMG) O uso da camisinha é considerado um método eficaz para a prática do sexo seguro. Entre as finalidades desse método, não se inclui:
a) impedir a formação do zigoto.
b) bloquear a passagem do sêmen.
c) evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
d) dificultar a formação do gameta masculino.
Resposta: d

5) (UFRN) Marque a opção em que o método contraceptivo está corretamente associado a seu mecanismo de ação.
a) A laqueadura tubária (ligadura de trompas) interrompe a ovulação.
b) A vasectomia impede que os espermatozoides sejam expelidos na ejaculação.
c) O uso de pílula evita a penetração do espermatozoide no ovócito.
d) O método da tabelinha inibe a secreção ovariana.
Resposta: b

6) (UFPI) Assinale a alternativa que mostra a(s) estruturas compartilhada(s) pelos sistemas excretor e reprodutor de mamíferos machos.
a) os testículos.
b) a uretra.
c) os ureteres.
d) os vasos deferentes.
e) a próstata.
Resposta: b

7) (Fuvest-SP) Se uma mulher tiver seus ovários removidos por cirurgia, quais dos seguintes hormônios deixariam de ser produzidos?
a) FSH e LH .
b) FSH e estrógeno.
c) FSH e progesterona.
d) LH e estrógeno.
e) estrógeno e progesterona.
Resposta: e

Exercícios sobre reprodução 3º ano médio

1) A fecundação e desenvolvimento externos são encontrados em geral nos seguintes animais:
a) peixes ósseos.
b) peixes cartilaginosos.
c) répteis e peixes ósseos.
d) anfíbios e répteis
R. a

2) A fecundação interna e desenvolvimento externo são encontrados em geral nos seguintes animais:
a) peixes ósseos e peixes cartilaginosos.
b) anfíbios e répteis.
c) aves e mamíferos.
d) Répteis e aves.
R. d

3) A fecundação e desenvolvimento internos são encontrados nos seguintes animais:
a) Ovíparos e ovovivíparos.
b) Ovovivíparos e vivíparos.
c) Ovulíparos e vivíparos.
d) Ovíparos e vivíparos.
R. b

4) Animais cuja o embriões recebem proteção e nutrição do ambiente uterino onde desenvolvem, são chamados:
a) Ovulíparos.
b) Ovíparos.
c) Vivíparos.
d) Aplacentários.
R. c

5) O desenvolvimento do gameta feminino sem a fecundação, produzindo por uma fêmea adulta, é denominado:
a) Pedogênese.
b) Ginogênese.
c) Androgênese
d) Partenogênese.
R. d

Exercícios reprodução 3º ano médio

1) Segue-se duas colunas, uma contendo tipos de gametas e outra contendo conceitos relacionados com tipos de gametas. Enumere a segunda de acordo com a primeira coluna e assinale a alternativa que contem, de cima para baixo a, relação correta:
1) óvulo
2) anterozoide.
3) oosfera.
4) espermatozoide.

a) gameta feminino vegetal.
b) gameta masculino animal.
c) gameta feminino animal.
d) gameta masculino vegetal.

a) 1a, 2b, 3c, 4d
b) 1c, 2d, 3a, 4b
c) 1b, 2a, 3c, 4d
d) 1b, 2b, 3c, 4d
R. b

3) Organismos masculinos e femininos que realizam obrigatoriamente a fecundação cruzada, apesar de não possuírem dimorfismo sexual são considerados:
a) monóico.
b) dióicos.
c) hermafrodita.
d) monóico insuficiente.
 R. b

3) Existem estrelas do mar que são machos e estrelas que são fêmeas, apesar de um observador não reconhecer nelas caracteres externos que lhe permite fazer tais conclusões.
Nestes termos, as estrelas-do-mar são animais:
a) monóico insuficientes.
b) monóico suficientes.
c) dióicos com dimorfismo sexual.
d) dióicos sem dimorfismo sexual.
R. d

4) Realizam a autofecundação os seguintes animais:
a) monóicos suficientes.
b) monóicos insuficientes.
c) dioicos com dimorfismo sexual.
d) dióicos sem dimorfismo sexual.
R. a

Exercícios sobre reprodução animal 3º ano ensino médio

1) A divisão de uma célula em duas é considerada entre os microrganismos como um processo de reprodução assexuada do tipo:
a) Regeneração.
b) Fragmentação.
c) Esporulação.
d) Cissiparidade.
R. d

2) O processo reprodutivo assexuado no qual o organismo surge como um broto, que não de destacando leva a formação de colônias, é denominado:
a) Gemulação.
b) Gemiparidade.
c) Cissiparidade.
d) Regeneração.
R. b

3) Quando num caso de reprodução sexuada não distinguimos dois tipos de gametas, pois estes são em termos gerais completamente iguais, estamos diante de um caso de:
a) Conjugação.
b) Autofecundação.
c) Fecundação isogâmica.
d) Fecundação heterogâmica.
R. c

4) É regra nos tubelários do gênero Microstomum a segmentação do corpo em várias partes, cada uma das quais naturalmente se desenvolvem em novos indivíduos. Este processo assexuado é conhecido por:
a) Fragmentação.
b) Bipartição.
c) Esporulação.
d) Brotamento.
R. a

5) As gêmulas dos poríferos representam:
a) A fase larval.
b) Uma forma de resistência.
c) O gameta feminino.
d) Zigoto recém-fecundado.
R. b

Exercícios sobre parasitas e profilaxia ensino médio

1) O combate aos caramujos Biomphallaria glabrata nas águas de nossos riachos é uma medida profilática contra a:
a) doença de chagas.
b) malária
c) leischmaniose
d) esquistossomose.
R. d

2) Joaquim e Pedro fizeram exames de sangue. No sangue de Joaquim, detectou-se Plasmodium falciparum e, no de pedro, Wuchereria bancrofti. Joaquim e pedro provavelmente foram picados, respectivamente por:
a) Anopheles e Culex
b) Lutzomya o Culex
c) Aeds e Lutzomya
d) Culex e Anopheles
R. a

3) Os nematóides apresentam hábitos muito variados. Muitos dos seus representantes são importantes endoparasitas humanos. Existem uma espécie que se caracteriza entre outras coisas, por ser dióica com evidente dimorfismo sexual, reproduz-se viviparamente. No Brasil tem mosquitos do gênero CULEX como vetor, causando uma sensível hipertrofia principalmente dos membros inferiores, onde o parasita se instala definitivamente. A especie em questão é:
a) Schistossoma mansoni.
b) Necator americanos.
c)Taenia solium.
d) Wuchereria bancrofti.
R. d

4) A falta de instalação sanitária adequadas é diretamente responsável pelo aumento da incidência das seguintes doenças endêmicas:
a) esquistossomose, doença de Chagas e malária.
b) esquistossomose, amarelão e teníase.
c) bócio endêmico, amarelão e teníase.
d) malária, doença de Chagas e amarelão.
R. b