Exercícios sobre protistas, grupo protozoários 2º ano do ensino médio biologia (questões de vestibular)

1) (FEPECS DF) O número de barbeiros infectados tem aumentado na cidade de Salvador desde 2006. Especialistas alertam que, desde então, 491 barbeiros foram encontrados por moradores e levados para análise na FIOCRUZ. Destes, 48% estavam infectados pelo parasita, a maioria em áreas desmatadas pela construção de condomínios de luxo, na região da Avenida Paralela e em terrenos de ocupação irregular, como no Bairro da Paz.
A alternativa que indica o tipo de organismo e a forma em que se dá a transmissão da doença de Chagas pelo barbeiro é:
a) eucarionte através de suas fezes;
b) eucarionte através de sua saliva;
c) procarionte através de sua picada;
d) procarionte através de sua urina;
e) acelular através de suas excretas.
Resposta: a

2) (UESPI) A doença humana conhecida popularmente como “Calazar”, cujo ciclo é ilustrado abaixo, é causada por qual protozoário?
a) Trypanossoma.
b) Plasmodium.
c) Leishmania.
d) Giardia.
e) Toxoplasma.
Resposta: c

3) (UFRN) Foi relatado, no primeiro semestre de 2010, um surto de toxoplasmose em Natal-RN. Esta zoonose, que, por acometer animais de “sangue quente”, também pode atingir os seres humanos, tem como agente etiológico o parasito Toxoplasma gondii. De uma maneira geral, a infecção é assintomática; mas seus sintomas, quando estão presentes, geralmente são transitórios e inespecíficos.
A ocorrência da toxoplasmose sob a forma de surto é rara. Nessa condição, a transmissão do toxoplasma geralmente ocorre
a) pelas fezes do inseto transmissor contaminadas com ovos do protozoário.
b) pelo consumo de água contaminada com proglotes do protozoário.
c) pelo manuseio de fezes de gatos contaminadas com larvas do parasito.
d) pela ingestão de carne suína ou ovina mal cozida com cistos do parasito.
Resposta: d

4) (UFG) Leia a notícia a seguir.
A Organização das Nações Unidas alerta que: esgoto a céu aberto é o principal problema ambiental no Brasil. Os dejetos lançados indevidamente em fossas abertas, rios e lagos tornam-se a causa de doenças de importância para a saúde pública.
Disponível em: <http://pnud.org.br>. Acesso em: 21 mar. 2011. [Adaptado].
Qual doença, causada por protozoário, pode ter sua incidência aumentada pelo problema citado no texto?
a) Tricomoníase
b) Malária
c) Amebíase
d) Dengue
e) Teníase
Resposta: c

5) (UFV MG) Em uma entrevista fictícia, um jornalista perguntou a alguns parasitos sobre os seus ciclos de vida.
Assinale a afirmativa cuja informação dada pelo parasito está INCORRETA:
a) Leishmania donovani: dependendo da época eu vivo no inseto Lutzomyia, mas, após me transformar em um oocisto, eu tenho que me mudar para órgãos humanos como fígado e baço.
b) Plasmodium vivax: depois de me transformar em esporozoíto, eu pego carona na saliva do mosquito Anopheles e, ao atingir o meu destino no homem, me alojo nas células hepáticas.
c) Trypanosoma cruzi: após me reproduzir no miocárdio, migro para o sangue e, se eu tiver sorte, o barbeiro Triatoma me suga e nele eu sigo o mesmo trajeto das fezes.
d) Toxoplasma gondii: não dependo de insetos vetores para chegar aos hospedeiros vertebrados; neles sigo pela teia alimentar, sendo que nos felinos sou descartado nas fezes.
Resposta: a

6) (UEFS BA) Os primeiros organismos clorofilados a saírem das águas foram provavelmente as algas verdes. A passagem das algas verdes às primeiras plantas aéreas é mal conhecida, porém os maisantigos traços de vegetais especificamente terrestres datam de 470 milhões de anos — característicos das pequenas plantas com esporos, não vascularizadas, comparáveis aos musgos e hepáticas atuais ainda muito dependentes do meio úmido.
(COURBON, 2010, p. 32).
A sobrevivência “do clorofilado”, na transição das águas para os ambientes terrestres, teria sido preliminarmente condicionada
a) à aquisição, por nova mutação, da informação genética para a síntese da celulose.
b) ao desenvolvimento da raiz para fixação do organismo e absorção de nutrientes, preparada para enfrentar a vida terrestre.
c) à invenção da fotossíntese aeróbica, encaminhando os primeiros passos para a evolução da atmosfera oxidante.
d) às mudanças no desenvolvimento do ciclo vital com o aperfeiçoamento dos mecanismos para a dispersão dos gametas no meio aéreo.
e) ao potencial de adaptação das algas às condições oferecidas pelas marés a que eram expostas, em períodos intermitentes de maior ou menor umidade.
Resposta: e

7) (UFPE/UFRPE) As microalgas têm sido apresentadas como as principais fontes de biodiesel no futuro, uma vez que boa parte de sua massa seca é óleo. Considerando a biologia desses organismos e o impacto dessa tecnologia para o meio ambiente. É correto o que se afirma somente em:
00. microalgas são seres unicelulares com parede celular celulósica, que habitam os oceanos como parte do fitoplâncton marinho e constituem a base da cadeia alimentar desse ambiente.
01. muitas microalgas como os dinoflagelados produzem toxinas, o que elimina a possibilidade de serem utilizadas como fonte de biodiesel.
02. o depósito do CO2 liberado pelas indústrias em tanques de cultivo de microalgas, como reagente para fotossíntese, poderia diminuir os danos a camada de ozônio.
03. a produção de biodiesel a partir de microalgas também é vantajosa frente ao de plantas oleaginosas, uma vez que as primeiras não necessitam de vastas áreas de cultivo.
04. considerando o clima nordestino e as necessidades metabólicas das microalgas, a região do semi-árido é uma potencial área de cultivo e produção de biodiesel.
a) 00, 02, 03, 04
b) 01, 02, 03, 04,
c) 01, 03,
d) 00, 02
e) 01
Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário