Exercícios sobre viroses, aids, HIV e VÍRUS 2º ano ensino médio biologia ( questões de vestibular)

1) (Ufsc) "Do mesmo modo que os vírus de computador estragam programas inteiros e podem comprometer seriamente o disco rígido, tornando-o imprestável, os vírus biológicos funcionam como verdadeiros hackers da célula". (UZUNIAM, A.; BIRNER, E. "Biologia". São Paulo: Harbra, 2001. v. único, p. 267). Em relação aos vírus biológicos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios em que a falta de hialoplasma e ribossomos impede que os mesmos tenham metabolismo próprio.
(02) Osvírus são organismos acelulares, constituídos por uma capa protéica envolvendo uma molécula de ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, e pequenos mesossomos, que realizam a síntese das proteínas virais.
(04) Existem vírus que infectam células animais penetrando nelas com a cápsula e o ácido nucléico.
(08) Hepatite, esquistossomose e tuberculose são exemplos de doenças viróticas.
(16) A dificuldade de produzir vacinas eficientes contra a gripe e outras viroses independe do elevado grau de mutação do patrimônio genético dos vírus.
(32) A capacidade reprodutiva dos vírus é assombrosa, considerando-se que um único vírus é capaz de produzir, após algumas horas, milhões de novos indivíduos.
Dê como resposta a soma das proposicão(ões) correta(s).a) 10
b) 30
c) 15
d) 37
e) 51
Resposta: d; 01, + 04 + 32 = 37

2) (Uff) Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, EUA, sintetizaram o vírus da poliomielite. Foi o mais perto que se chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus, embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas e seres humanos, não são considerados organismos vivos.
"Jornal do Brasil", Rio de Janeiro, 12 de jul. 2002 Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos que poderiam explicar a multiplicação viral em uma célula:

Identifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS:a) esquema I
b) esquema II
c) esquema III
d) esquema IV
e) esquema V
Resposta; d

3) (Ufv) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que realizam todas as fases de seu ciclo no interior de uma célula hospedeira. Sem contato com a célula, as partículas virais são inertes e não apresentam atividade biológica aparente. Com relação aos vírus que infectam eucariotos, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Alguns vírus são capazes de infectar células animais e vegetais, multiplicando-se em ambos os organismos.
b) Os vírus que infectam animais normalmente penetram na célula por meio de endocitose mediada por receptores.
c) A infecção de uma célula vegetal por vírus com genoma de DNA tem como desfecho a lise da parede celular.
d) Os retrovírus integram seu genoma ao genoma da célula e alguns estão associados à ocorrência de câncer.
e) Morcegos hematófagos e roedores são exemplos de vetores de vírus que infectam seres humanos.Resposta: c

4) (Ufes) Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas são causadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar que:
a) são, estruturalmente, semelhantes às bactérias, podendo apresentar DNA ou RNA como material genético.
b) apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico. No ciclo lítico, determinam a destruição da célula infectada.
c) comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seu capsídeo e duplicação do seu material genético.
d) apresentam a enzima transcriptase reversa, quando têm RNA como material genético, que produz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro.
e) são parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos.Resposta: a

5) (Ufes) Um novo tipo de tratamento da AIDS começou a ser testado no Brasil e consiste em transmitir anticorpos anti-HIV, contidos no plasma de pessoas contaminadas há muitos anos, mas sem os sintomas da doença, para pessoas aidéticas sintomáticas. Tal tratamento, cuja intenção é fortalecer a defesa desses indivíduos, denomina-se:a) imunoterapia ativa.
b) imunoterapia passiva.
c) profilaxia.
d) quimioterapia.
e) vacinoterapia.
Resposta: b

6) (Unifesp) Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação. Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que "para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus da AIDS" e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma
planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS.Resposta: a) Os organismos transgênicos recebem e manifestam partes de genes de outros seres vivos.
b) A infestação somente ocorre em células animais, por isso o vírus seria apenas digerido pelo
hospedeiro.

7) (Unesp) Os meios de comunicação têm veiculado inúmeras reportagens em que equipes de saúde visitam borracharias, depósitos de ferro-velho e até cemitérios, eliminando recipientes que possam reter águas de chuva. Esta condição propicia o aparecimento das seguintes doenças:a) doença de Chagas, encefalite e dengue.
b) dengue, malária e esquistossomose.
c) febre amarela, doença de Chagas e giardíase.
d) malária, giardíase e amarelão.
e) dengue, febre amarela e malária.
Resposta: e

Nenhum comentário:

Postar um comentário