Exercícios sobre vírus, viroses 2º ano ensino médio biologia (questões de vestibular)

1) (Ufpr) Na questão adiante, dê como resposta a soma dos itens corretos.
"Um novo coquetel de drogas anima os cientistas a falarem no fim da AIDS como doença fatal: O AZT e um inibidor de transcriptase reversa inibem a reprodução do vírus em seu estágio inicial (...). Os vírus que escapam são atacados por um inibidor de protease (...). Como resultado, poucos vírus conseguem reproduzir-se (...). O vírus HIV é uma peste microscópica que contém apenas nove gens e mesmo assim se vinha impondo contra o complexo organismo humano e seus 100.000 orgulhosos genes." (Veja, 10/07/1996) A nova multiterapia combinada para o tratamento dessa terrível doença é resultado do trabalho dos pesquisadores americanos David Ho e Roy Gulick e está amparada em conhecimentos sobre vírus e Biologia Celular e em avanços na área farmacêutica. Sobre o tema anterior enfocado, é correto afirmar:
(01) Como os demais vírus, o vírus da imunodeficiência humana, HIV, é um parasita intracelular obrigatório.
(02) Transcriptase reversa e protease são substâncias especiais, denominadas enzimas, compostos químicos do grupo dos carboidratos, importantes para o metabolismo viral.
(04) Transcriptase reversa e protease são enzimas que permitem a realização de etapas importantes na multiplicação do HIV.
(08) Inibidores são substâncias que, ao bloquearem as ações das enzimas transcriptase reversa e protease, impedem a multiplicação do HIV.
(16) O genoma (ou material genético) é sempre constituído por DNA, independente de ser vírus ou células.
(32) O ácido nucléico viral é uma molécula reduzidíssima quando comparada com a molécula do ácido nucléico das células humanas.a) 10
b) 45
c) 26
d) 38
e) 15
Resposta: b; 01 + 04 + 08 + 32 = 45

2) (Ufc) Na questão adiante, dê como resposta a soma dos itens corretos. Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças ocasionadas por VÍRUS, podemos relacionar as seguintes:(01) Gonorréia.
(02) Raiva ou hidrofobia.
(04) Cólera.
(08) Meningite meningocócica.
(16) Poliomielite.
a) 12
b) 26
c) 5
d) 15
e) 18
Resposta: e; 02 + 16 = 18

3) Considerando que a falta de saneamento básico é responsável pela proliferação de uma série de doenças, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas a seguir.
( ) A hepatite infecciosa é causada por um vírus presente nas fezes dos indivíduos contaminados.
( ) A disenteria amebiana é causada por uma bactéria cujos cistos são eliminados através de diarreia dos indivíduos contaminados.
( ) A esquistossomose é causada por vermes do gênero 'Schistosoma', cujos ovos presentes nas fezes dos indivíduos doentes são os agentes infecciosos humanos.
A seqüência correta éa) V - F - F.
b) V - V - V.
c) F - F - V,
d) V - F - V.
e) F - V - F.
Resposta: a

4. (Puccamp) A respeito da aceleração tecnológica e científica, considere o texto a seguir. "Em séculos passados, o homem não tinha meios de proteger-se contra doenças causadas por vírus e bactérias porque o avanço científico ainda não havia identificado os causadores dessas moléstias e a humanidade não possuía vacinas contra elas. Atualmente, muitas dessas moléstias já estão controladas, entretanto, para outras, como a AIDS, o desenvolvimento de vacinas foi infrutífero, pois o material genético do ...(I)... é altamente ...(II)... ."
Para completá-lo corretamente, basta substituir (I) e (II), respectivamente, por:a) vírus - mutagênico
b) verme - mutagênico
c) protozoário - mutagênico
d) vírus - estável
e) protozoário - estável
Resposta: a

5) (Ufmt) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Recentemente foi noticiada na imprensa local um possível surto de meningite na cidade de Várzea Grande - MT. Dentre os vários tipos de meningite, alguns têm um vírus como agente causador, outros são causador por bactérias. Sobre estes agentes,julgue os itens.
( ) Bactérias e vírus são organismos unicelulares, cujo material genético encontra-se no citoplasma.
( ) Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.
( ) O agente causador da AIDS é uma bactéria.
( ) As bactérias são seres pluricelulares e eucariontes.
A relação correta de cima para baixo é:a) F, F, V, V
b) F, V, F, F
c) V, F, V, F
d) V, V, V, F
e) F, V, V, F
Resposta: b

6) (Cesgranrio) "Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas." Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam. (Folha de São Paulo-dez/92). Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus:a) inativa as diferentes funções vitais.
b) comanda a produção de proteínas.
c) inibe a respiração celular.
d) induz uma mensagem deletéria.
e) estimula a duplicação do DNA celular.
Resposta: b

7. (Ufv) Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta características típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão mais razoável:
a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.
b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.
c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus.
d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir uma vacina.
e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucléico do vírus.Resposta: e

Nenhum comentário:

Postar um comentário