Exercícios sobre, fontes de energia, nutrição, origem da vida, adaptação dos seres vivos, protozoários, digestão biologia (questões do enem / vestibular)

1) (enem) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de
combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia:
A) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.
B) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
C) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.
D) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
E) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.
Resposta: e

2) (enem) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que:
A) seres vivos podem ser criados em laboratório.
B) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
C) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
D) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
E) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.
Resposta: c

3) (enem) A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como:
DAVIS, J. Garfield está de dieta. Porto Alegre: L&PM, 2006.
A) anemia.
B) beribéri.
C) diabetes.
D) escorbuto.
E) fenilcetonúria.
Resposta: c

4) (enem) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que:
A) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
B) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
C) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
D) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
E) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.
Resposta: b

5) (enem) A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.
Disponível em: http://biopibidufsj.blogspot.com. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
A) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
B) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
C) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
D) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
E) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta.
Resposta: c

6) (enem) A falta de conhecimento em relação ao que vem a ser um material radioativo e quais os efeitos, consequências e usos da irradiação pode gerar o medo e a tomada de decisões equivocadas, como a apresentada no exemplo a seguir.
“Uma companhia aérea negou-se a transportar material médico por este portar um certificado de
esterilização por irradiação.”
A decisão tomada pela companhia é equivocada, pois:
A) o material é incapaz de acumular radiação, não se tornando radioativo por ter sido irradiado.
B) a utilização de uma embalagem é suficiente para bloquear a radiação emitida pelo material.
C) a contaminação radioativa do material não se prolifera da mesma forma que as infecções por microrganismos.
D) o material irradiado emite radiação de intensidade abaixo daquela que ofereceria risco à saúde.
E) o intervalo de tempo após a esterilização é suficiente para que o material não emita mais radiação.
Resposta: a

7) (enem) A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças. Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é:
A) o consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.
B) a utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
C) a ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
D) a poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
E) o desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
Resposta: e

8) (enem) Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.
Disponível em: http://course1.winona.edu. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza:
A) polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
B) apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.
C) anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.
D) insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.
E) anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.
Responda: e

9) (enem) Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.
CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações.São Carlos: EdUFSCar, 2009.
À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:
A) hidrelétricas.
B) termelétricas.
C) usinas geotérmicas.
D) fontes de energia solar.
E) fontes de energia eólica.
Resposta: b

10) (enem) As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como o aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas.
A função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o(a):
A) comprimento do trato gastrointestinal para caber mais alimento.
B) área de contato com o conteúdo intestinal para absorção dos nutrientes.
C) liberação de calor via irrigação sanguínea para controle térmico do sistema digestório.
D) secreção de enzimas digestivas para aumentar a degradação proteica no estômago.
E) processo de digestão para diminuir o tempo de permanência do alimento no intestino.
Resposta: b

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