Exercícios sobre aids, vírus, HIV, viroses 2º ano biologia ensino médio (Questões de vestibular)

1) (Enem) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia: "Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B". (Adaptado do "Jornal do Brasil", 02/10/2001.) Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que:
I - O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.
II - Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.
III - Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.
Está correto o que se afirma ema) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III, apenas.
Responda: c

2) (Fuvest) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue voltará com ímpeto. "A Ásia e a América Latina serão duramente castigadas este ano [...]", diz José Esparza, coordenador de vacinas da OMS. ("New Scientist" nŽ 2354, 3 de agosto de 2002).
O motivo dessa previsão está no fato de:
a) o vírus causador da doença ter se tornado resistente aos antibióticos.
b) o uso intenso de vacinas ter selecionado formas virais resistentes aos anticorpos.
c) o contágio se dar de pessoa a pessoa por meio de bactérias resistentes a antibióticos.
d) a população de mosquitos transmissores dever aumentar.
e) a promiscuidade sexual favorecer a dispersão dos vírus.
Resposta: d

3) (Ufv) A Organização Mundial de Saúde tem alertado que, nos próximos 20 anos, a AIDS deverá causar a morte de 70 milhões de pessoas, aproximadamente. Apesar do grande impacto que a AIDS tem provocado na vida moderna, outras doenças sexualmente transmissíveis, como a blenorragia e a sífilis, também necessitam de cuidados preventivos e de mais divulgação de informações. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que essas três doenças são:
a) causadas por vírus.
b) transmissíveis de mãe para filho.
c) transmitidas apenas pelo contato sexual.
d) transmitidas também por transfusão sanguínea.
e) causadas por microrganismos que contêm DNA.
Resposta: b

4) (Ufpe) Na tabela a seguir estão relacionadas seis doenças e seus agentes etiológicos.
Estão corretas:
a) 1, 2, 3, 4, 5 e 6
b) 1, 4, 5 e 6 apenas
c) 2, 3, 4 e 5 apenas
d) 1, 3, 5 e 6 apenas
e) 2, 3 e 6 apenas
Resposta: a

5) (Uff) A febre aftosa avança nos pastos do Sul do Brasil, apesar do controle nas fronteiras com países vizinhos, e espalha pânico entre pecuaristas. Os animais doentes não conseguem pastar, perdem peso e morrem. Adaptado de "Época online" edição 159,
4/6/2001. A febre aftosa é uma doença causada por:
a) protozoário
b) bactéria
c) vírus
d) fungo
e) príon
Resposta: c

6) (Mackenzie) Recentemente a imprensa noticiou a comercialização de uma nova droga denominada Fuzeon, para combater o HIV. Em vez de agir sobre as células infectadas, o remédio modifica o vírus, impedindo sua entrada na célula. A ação desse remédio consiste em:
a) alterar proteínas que o vírus utiliza para se encaixar na membrana da célula.
b) retirar a cápsula de proteína que recobre o vírus.
c) modificar o DNA do vírus, provocando mutação.
d) alterar o metabolismo viral, causando modificações nas proteínas produzidas em seu interior.
e) dificultar a locomoção do vírus dentro do
organismo.
Resposta: a

7) (Pucrs) A pneumonia asiática é a mais nova epidemia viral que acomete a população mundial. A infecção pelo vírus desencadeia uma síndrome respiratória aguda cujos sintomas podem evoluir levando o indivíduo ao óbito. O quadro abaixo apresenta algumas doenças comuns na espécie humana:

Dentre as doenças apresentadas no quadro acima, quais NÃO são causadas por vírus?a) 1, 3 e 8.
b) 2, 5, 6 e 9.
c) 3 e 8.
d) 4 e 10.
e) 7, 9 e 10.
Resposta: d

Nenhum comentário:

Postar um comentário