Exercícios sobre vírus, viroses, HIV, aids, biologia 2º ano ensino médio (questões de vestibular)

1) (Unesp) Muitas doenças que acometem o ser humano são causadas por vírus, bactérias ou por protozoários. Dentre elas, pode-se citar: 1) gripe, 2) hanseníase, 3) leptospirose, 4) doença de Chagas, 5) varíola, 6) giardíase, 7) malária, 8) coqueluche, 9) catapora. É correto afirmar que são causadas por:
a) vírus, as doenças 1, 5 e 9; por bactérias, 2, 3 e 8; por protozoários, 4, 6 e 7.
b) vírus, as doenças 1, 5, e 8; por bactérias, 2, 3 e 9; por protozoários, 4, 6 e 7.
c) vírus, as doenças 1, 3 e 5; por bactérias, 6, 8 e 9; por protozoários, 2, 4, e 7.
d) vírus, as doenças 1, 2 e 3; por bactérias, 4, 6 e 7; por protozoários, 5, 8 e 9.
e) vírus, as doenças 1, 3 e 6; por bactérias, 2, 5 e 8; por protozoários, 4, 7 e 9.
Resposta: a

2) (Unirio) DOENÇA MISTERIOSA "Suspeito de ter contraído SARS dá entrada em hospital de Toronto, no Canadá : infecção globalizada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra oficialmente a existência de mais de 6.000 infectados com a síndrome respiratória aguda grave (SARS). A SARS é transmitida de modo semelhante a uma gripe comum. Possui um agente causador com alta capacidade de mutação e adaptabilidade ao meio ambiente, podendo ficar "adormecido" durante os meses de calor e voltar a atacar no inverno, causando novo surto. Seu código genético é baseado no RNA..." (Adaptada Revista "Veja" -2003) A SARS tem como agente causador:a) uma bactéria
b) um prion
c) um vírus
d) um protozoário
e) um fungo
Resposta: c

3) (Ufsc) Os hospitais estão sendo fechados e as pessoas estão morrendo. Um curto e incisivo relato de uma área da cidade de Cantão proporcionou uma das primeiras descrições sobre o caos na província de Guangdong, no sul da China, atingida por uma doença misteriosa, agora conhecida como síndrome nrespiratória aguda grave (SARS, na sigla em inglês). ("SCIENTIFIC AMERICAN" - BRASIL. São Paulo: Duetto editorial, ano 2, v.13, p. 12, jun. 2003). A SARS veio se juntar a uma série de outras doenças parasitárias que atingem o homem. Com relação a essas doenças que podem atingir as populações humanas, é CORRETO afirmar que:
(01) A tuberculose, causada por um vírus, foi responsável por muitas mortes no passado. No entanto, atualmente, os casos fatais, provocados por essa doença no mundo, são raros.
(02) O combate ao mosquito Aedes aegypti e a vacinação da população são medidas eficazes no combate à esquistossomose.
(04) Nas doenças causadas por vírus, esses eventualmente se utilizam da maquinaria de síntese protéica da célula hospedeira para a construção de suas próprias proteínas.
(08) Doenças como a Amebíase, a Doença de Chagas e a Malária são ocasionadas por protozoários parasitas. 
(16) Em seu ciclo de vida, muitos parasitas se utilizam de hospedeiros intermediários para alcançarem seu hospedeiro definitivo.
(32) SARS, AIDS e Dengue são ocasionadas por vírus.
(64) Como medida profilática para todas as doenças parasitárias conhecidas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os governos dos países atingidos utilizem campanhas de vacinação.a) 08, 16, 32 tá certo
b) 16, 32, 64 tá certo
c) 01, 02, 04, 32 tá certo
d) 08, 64 tá certo
e) 01, 08, 16, 32 tá certo.
Resposta: a

4) (Unifesp) HIV e HPV são vírus responsáveis por duas das principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo), respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunicação divulgaram que foi liberado, apenas para testes, o uso de um gel que impediria o contágio pelo vírus da AIDS por meio do ato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ânus,possui substâncias que reconhecem e destroem a cápsula protéica do vírus. Considerando tal mecanismo de ação, pode-se afirmar corretamente que:
a) princípio de ação semelhante poderia ser usado para a produção de medicamentos contra o HPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas não seria eficiente contra a sífilis.
b) a prevenção da gonorréia, doença para a qual também não há vacina, poderia ser feita por um gel que apresentasse o mesmo mecanismo de ação.
c) embora a cápsula protéica seja destruída, se o material genético do vírus continuar íntegro, isso é suficiente para que ele infecte novas células naquele meio.
d) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberará a população do uso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas não como método contraceptivo.
e) o uso do gel, se der resultados, será mais eficiente que o uso de uma possível vacina na diminuição da incidência da doença, já que não incorre na inoculação de vírus mortos ou atenuados no corpo humano.Resposta: a

5) (Uerj) Dentre as doenças infecciosas, algumas são há muito conhecidas, como a leptospirose e a malária. Outras, como a doença da vaca louca e a síndrome respiratória aguda grave, só há pouco tempo foram identificadas. Os agentes causadores das quatro doenças citadas são, respectivamente:
a) protozoário, vírus, vírus e príon.
b) protozoário, bactéria, vírus e príon.
c) bactéria, protozoário, príon e vírus.
d) bactéria, bactéria, protozoário e príon.
Resposta: c

6) (Ufg) A dengue, em sua forma mais grave, pode ser fatal, pois, após a picada da fêmea adulta do mosquito,
a) os protozoários instalam-se na membrana que envolve os neurônios, provocando a degeneração progressiva do sistema nervoso.
b) as bactérias instalam-se ao longo do aparelho digestivo, destruindo sua flora natural, causando diarréias e vômitos, que levam à desidratação.
c) os ovos circulam pela corrente sanguínea até a eclosão, quando passam a se alimentar das hemáceas, provocando anemia.
d) os vermes instalam-se na porção posterior do intestino delgado, absorvendo os nutrientes e levando à desnutrição irreversível.
e) os vírus instalam-se no tecido endotelial, causando inflamação e conseqüente rompimento dos vasos sanguíneos.Resposta: e

7) (Ufpe) Assinale a alternativa que indica apenas doenças causadas por vírus.
a) Aids, meningite e tricomoníase.
b) Poliomielite, rubéola e dengue.
c) Giardíase, toxoplasmose e úlcera de bauru.
d) Pneumonia, tétano e tuberculose.
e) Lepra, tétano e giardíase.Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário