Exercícios sobre conteúdo 1º, 2º e 3º ano biologia ensino médio. simulado (questões de vestibular)

1) Os protozoários são organismos de diferentes habitats e hábitos de vida, sendo que algumas espécies são parasitas humanos, como os representados abaixo.

Esses parasitas podem ser adquiridos por meio da
A) entrada da larva no organismo através do contato com solo contaminado.
B) ingestão de água e alimentos contaminados por cistos.
C) ingestão de cisticerco nas carnes de porco ou boi mal passadas.
D) picada de insetos que hospedam o parasita.
Resposta: b

2) Leia o texto abaixo.

Essa resistência é resultante
A) da eliminação dos focos do mosquito feita com inseticidas caseiros.
B) da seleção dos mosquitos pela utilização de inseticidas potentes.
C) das aplicações do mesmo inseticida pelos órgãos governamentais.
D) das mutações selecionadas pelo uso indiscriminado de inseticidas.
Resposta: d

3) A respiração celular e a fermentação são processos responsáveis pela liberação de energia. Nesses processos ocorre também a liberação de gás carbônico. A formação desse gás ocorre através da quebra de moléculas de:
A) água.
B) carboidratos.
C) minerais.
D) vitaminas.
Resposta: b

4) O quadro abaixo mostra alguns aminoácidos e os códons responsáveis por sua formação no processo de síntese proteica.

Considere as seguintes trincas de DNA: ATG, TTT, CAT, AAA, GAC, TGG, TAG.
Quais são os aminoácidos formados a partir dessas trincas?
A) Lisina, isoleucina, treonina, valina, fenilalanina, tirosina e leucina.
B) Lisina, valina, isoleucina, treonina, tirosina, fenilalanina e leucina.
C) Tirosina, isoleucina, fenilalanina, leucina, valina, treonina e lisina.
D) Tirosina, lisina, valina, fenilalanina, leucina, treonina e isoleucina.
Resposta: d

5) Durante o processo evolutivo, novas espécies foram surgindo e as mais adaptadas ao ambiente perpetuaram-se, proporcionando a biodiversidade conhecida hoje. O surgimento dessa biodiversidade dependeu dos mecanismos evolutivos. Associe as duas colunas, relacionando os mecanismos evolutivos com a maneira como cada um atua.
Mecanismos evolutivos:
1. Mutação.
2. Recombinação gênica.
3. Seleção natural.
4. Migração.
Maneiras de atuação:
( ) Altera a frequência gênica pela entrada ou saída de indivíduos da população.
( ) Cria novos genes que poderão ou não favorecer o aumento populacional.
( ) Escolhe os indivíduos melhor adaptados a determinado ambiente.
( ) Cria novos genótipos que poderão ser favoráveis ou não a determinado grupo.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é:
A) 1, 2, 3, 4.
B) 1, 4, 2, 3.
C) 4, 1, 3, 2.
D) 4, 2, 1, 3.
Resposta: c

6) Uma célula humana entrou em divisão e deu origem a células-filhas com 46 cromossomos cada uma. Essa célula pode estar:
I - Reconstituindo um tecido epitelial lesado.
II - Aumentando o número de células do embrião.
III - Originando um gameta masculino.
IV - Formando o ovo ou zigoto.
São corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
Resposta: a

7) Para que ocorra a percepção sensorial é necessário que a sensação detectada na pele seja conduzida
por um _____________________ até o Sistema Nervoso________________ onde ela será analisada, e retornará por meio de um ___________________ que trará a resposta ao estímulo inicial. As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,
A) gânglio, medular, neurônio.
B) gânglio, periférico, nervo.
C) nervo, central, nervo.
D) nervo, cerebral, oligodendrócito.
Resposta: c

8) Leia o texto abaixo.

A intensificação do problema ambiental abordado nessa charge é uma consequência de diferentes ações antrópicas sobre o meio ambiente. Essas ações apresentam em comum o fato de interferirem no ciclo biogeoquímico do
A) cálcio.
B) carbono.
C) fósforo.
D) nitrogênio.
Resposta: b

9) A caatinga, bioma exclusivamente nacional, tem sua maior extensão no semiárido nordestino, sendo encontrado também no extremo norte do estado de Minas Gerais. Nessas áreas vivem as cactáceas, plantas adaptadas a esse bioma por apresentarem:
I - Caules capazes de armazenar água.
II - Folhas transformadas em espinhos.
III - Raízes escassas, longas e profundas.
IV - Sementes que estocam água para germinar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
Resposta: a

10) Em 1838, foi proposta a teoria celular por Schleiden e Schwann, segundo a qual todo ser vivo é formado por células. Sabe-se que as células apresentam estruturas diferenciadas que exercem funções específicas. Associe as duas colunas, relacionando as estruturas celulares às suas respectivas funções. 
Estruturas celulares:
1. Ribossomos.
2. Complexo golgiense.
3. Membrana celular.
4. Mitocôndria.
5. Ácido desoxirribonucleico.
Funções:
( ) Produção de energia pela respiração celular.
( ) Secreção de substâncias celulares.
( ) Comando das atividades celulares.
( ) Síntese de proteínas citoplasmáticas.
( ) Proteção do citoplasma.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é:
A) 1, 4, 3, 2, 5.
B) 1, 3, 5, 4, 2.
C) 4, 2, 3, 1, 5.
D) 4, 2, 5, 1, 3.
Resposta: d

11) A fibrose cística é uma herança autossômica recessiva que se caracteriza pela alteração na secreção de muco por determinadas glândulas exócrinas. O muco secretado pelos indivíduos afetados é mais espesso, o que dificulta sua eliminação. A imagem abaixo mostra o heredograma da fibrose cística em uma determinada família.
Disponível em: <http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/har.htm>. Acesso em: 4 abr. 2012. Adaptado para fins didáticos.
Nessa família, os indivíduos normais com possibilidade de terem uma criança com fibrose cística são os indicados por
A) I1, I2, II3 e II4.
B) I1, II2, III1 e III3.
C) II1, II2, II3 e III2.
D) II1, II4, III1 e III3.
Resposta: a

12) Leia o texto abaixo.
A presença desses fósseis no sertão nordestino é uma prova de que
A) o ouriço colonizou o sertão nordestino.
B) o mar cobria o sertão no passado.
C) os animais foram transportados pelos humanos.
D) os grandes açudes faziam parte do semiárido.
Resposta: b

13) Desde a revolução verde, o uso de defensivos agrícolas tem aumentado significativamente, bem como a utilização de adubos químicos para garantir uma boa produtividade e rentabilidade. Uma maneira de reduzir o impacto ambiental provocado por esses produtos é fazer a adoção de
A) controle biológico e adubação verde.
B) espécies exóticas e fertilizantes fosfatados.
C) máquinas agrícolas movidas a gasolina.
D) rotação de culturas de leguminosas.
Resposta: a

14) A insulina humana, produzida por bactéria geneticamente modificada, foi o primeiro medicamento criado pela tecnologia do DNA recombinante. Antes da criação dessa insulina, essa proteína essencial para muitos portadores de diabetes era extraída do pâncreas de bois e porcos, o que muitas vezes lhes causavam problemas.
A vantagem da utilização da insulina recombinante é que ela
A) apresenta maior quantidade de aminoácidos do que a natural, o que reduz o seu consumo.
B) é idêntica à produzida pelo organismo, evitando, assim, as possíveis reações alérgicas.
C) é produzida por animais domésticos, apresentando, assim, um preço reduzido.
D) estimula a produção de anticorpos pelos diabéticos, tornando-os imunes a doenças.
Resposta: b

15) Leia o texto abaixo.

Um dos possíveis impactos sobre a população indígena relaciona-se à:
A) ampliação e conservação das reservas naturais da terra indígena.
B) elevação do percentual de pescados e da caça na área de reserva.
C) exposição a diferentes tipos de parasitas introduzidos por migrantes.
D) preservação da cultura indígena pela convivência com migrantes.
Resposta: c

16) A classificação dos seres vivos em cinco reinos foi proposta por R. H. Whittaker, em 1969, sendo a mais usada atualmente. A imagem abaixo mostra seres vivos pertencentes a um desses reinos.
Os indivíduos desse reino caracterizam-se por:

A) apresentarem parede celular constituída de quitina.
B) apresentarem glicogênio como reserva energética.
C) serem constituídos por células procariotas.
D) serem constituídos por diferentes tipos de tecidos.
Resposta: d

17) A maioria das lesões na medula espinhal é causada por fraturas ou compreensão das vértebras que acabam destruindo os axônios. Uma lesão na medula espinhal pode danificar alguns, muitos ou quase todos os axônios. Dessas lesões, algumas serão totalmente recuperadas, enquanto outras podem resultar em paralisia completa.
Essa paralisia ocorre devido à:
A) ausência das proteínas nas fibras musculares que impedem a contração.
B) baixa produção de energia pelas células do músculo que foi lesionado.
C) lesão no Sistema Nervoso, que deixa de conduzir o impulso à musculatura.
D) lesão no Sistema Ósseo, que passa a impedir a sustentação muscular.
Resposta: c

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