Exercícios sobre vírus, viroses, aids e HIV, biologia 2º ano do ensino médio (questões de vestibular)

1) (Unesp) "Uma vela produzida pela Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz, a partir da semente de uma árvore da região Amazônica - a andiroba - exala um agente ativo que inibe o apetite dos insetos hematófagos. O produto atóxico, que não solta fumaça e nem tem cheiro, pode ser usado em escala industrial como melhor opção para o combate aos mosquitos transmissores de doenças." (Jornal "O Estado de S. Paulo", 3.3.2001, pág. A12.) Assinale a alternativa que indica as espécies de mosquitos e os períodos em que a vela deve ficar acesa.
a) 'Aedes aegypti' e 'Anopheles sp', e a vela acesa somente à noite.
b) 'Aedes aegypti' e 'Anopheles sp', e a vela acesa dia e noite.
c) 'Anopheles sp' e 'Culex sp', e a vela acesa somente durante o dia.
d) 'Aedes aegypti', 'Anopheles sp' e 'Culex sp', e a vela acesa somente à noite.
e) 'Aedes aegypti', 'Anopheles sp' e 'Culex sp', e a vela acesa somente durante o dia.
Resposta: b

2) (Pucmg) Os quatro artrópodes (1, 2, 3 e 4) a seguir podem transmitir algumas doenças para o homem.

A respeito dos animais apresentados e das doenças que eles transmitem, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O artrópode 1, através de suas fezes, transmite ao homem um protozoário flagelado.
b) O mosquito 2 pode transmitir ao homem duas viroses, malária e febre amarela.
c) O mosquito 3 transmite uma verminose que se instala nos vasos sanguíneos do homem.
d) O inseto 4 é transmissor da bactéria causadora da peste bubônica ou peste negra.
Resposta: b

3) (Pucmg) No segundo mês de vida, a criança deve receber duas vacinas: a Tríplice e a Sabin. A vacina Sabin imuniza o organismo contra:
a) Difteria.
b) Poliomielite.
c) Varíola.
d) Tétano.
e) Coqueluche.
Resposta: b

4) (Sobre os vírus é correto a afirmação:
a) Todos os vírus têm DNA na sua constituição.
b) Os vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares.
c) Não necessitam de outros organismos para sua reprodução.
d) Não infectam células bacterianas.
e) É considerado um ser unicelular.
Resposta: b

5) (UFRN) Todos os vírus são constituídos por:
a) DNA e proteínas.
b) aminoácidos e água.
c) ácidos nucléicos e proteínas.
d) RNA e DNA.
e) RNA e proteínas.
Resposta c

6. (Cesgranrio) "Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas. "Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam. (Folha de São Paulo-dez/92). Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus:a) inativa as diferentes funções vitais.
b) comanda a produção de proteínas.
c) inibe a respiração celular.
d) induz uma mensagem deletéria.
e) estimula a duplicação do DNA celular.
Resposta: b

7) (Ufc) "O Ceará vive a segunda maior epidemia de dengue de sua história. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualmente existem 23.357 casos confirmados da doença em 126 municípios. Em Fortaleza, 10.562 ocorrências foram confirmadas, o que corresponde a mais de 45% dos registros em todo o Estado". Jornal "O POVO", 3 de setembro de 2001 O transmissor dessa doença é o mosquito 'Aedes aegypti', inseto da ordem Díptera. Observe a figura a seguir, que mostra o desenvolvimento do inseto, e responda o que se segue:


a) Cite três medidas de prevenção e/ou combate ao inseto transmissor da dengue.
b) As fêmeas e os machos do 'Aedes aegypti' possuem aparelhos bucais semelhantes, porém, somente as fêmeas, que se alimentam de sangue, são transmissoras do vírus da dengue. Explique porque só as fêmeas se alimentam de sangue.
Resposta a: Os ovos do 'A. aegypti' são depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A larva se desenvolve em água parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferação do mosquito os reservatórios de água devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular água devem ser esvaziadas e colocadas de cabeça para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com água devem ser passadas para a terra ou a água deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Além disso, pode-se também utilizar inseticida para eliminar os adultos. A dengue é uma doença provocada por vírus e não há tratamento específico. Por isso, a prevenção e o combate ao mosquito são fundamentais para o controle dessa doença.
Resposta b: c) Embora o macho e a fêmea possuam aparelho bucal semelhante, apenas a fêmea transmite o vírus da dengue, pois só as fêmeas alimentam-se de sangue que serve como fonte de proteínas para o desenvolvimento dos ovos. O repasto sanguíneo pode ser em outros animais vertebrados, porém as fêmeas mostram predileção pelo homem. Freqüentemente, elas alimentam-se mais de uma vez entre sucessivas posturas, o que resulta na variação de hospedeiros disseminando o vírus a vários deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário