Exercícios sobre vírus, viroses, HIV, aids biologia ensino médio 2º ano (questões de vestibular)

1) (Ufscar) Determinado medicamento tem o seguinte modo de ação: suas moléculas interagem com uma determinada proteína desestabilizando-a e impedindo-a de exercer sua função como mediadora da síntese de uma molécula de DNA, a partir de um molde de RNA. Este medicamento:a) é um fungicida.
b) é um antibiótico com ação sobre alguns tipos de bactérias.
c) impede a reprodução de alguns tipos de vírus.
d) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários.
e) inviabiliza a mitose.
Resposta: c

2) (Pucmg) As campanhas de vacinação da população têm contribuído para tentar erradicar determinadas doenças no País. A campanha do Zé Gotinha aplicada às crianças está direcionada para evitar a:
a) febre amarela.
b) raiva.
c) poliomielite.
d) sarampo.
Resposta: c

3) (Unitau) Através do contato sexual, diversas doenças são transmitidas. Entre as de maior importância epidemiológica, podem ser citadas a __(I)__, que é causada por vírus; a __(II)__, que é causada por bactéria e a _(III)__,que é causada por protozoário. Relacione a seguir as moléstias que preenchem as colunas I, II e III do texto, respectivamente.
a) Sífiles AIDS e Tricomoníase.
b) AIDS, Sífiles e Tricomoníase.
c) Tricomoníase, Sífiles e AIDS.
d) AIDS, Tricomoníase e Sífiles.
e) Sífiles, Tricomoníase e AIDS.
Resposta: b

4) (Fuvest) A tabela seguinte apresenta algumas doenças, seus sintomas, formas de transmissão e agentes transmissores:



A tabela estará corretamente preenchida quando os espaços I, II, III, IV e V forem substituídos por:
a) I - Feridas produzidas por objetos sujos de terra ou de esterco; II - Bactéria; III - Sarampo; IV -Vírus; V-Diarréia e vômitos.
b) I - Feridas produzidas por objetos sujos de terra ou de esterco; II - Vírus; III - Sarampo; IV - Vírus; V - Febre alta e dores de cabeça. 
c) I - Penetração ativa através da pele e mucosas; II - Protozoário; III - Meningite; IV - Vírus; V Diarréia e vômitos. 
d) I - Ingestão de água ou alimentos contaminados; II - Bactéria; III - Meningite; IV - Bactéria; V -Febre alta e dores de cabeça. 
e) I - Ingestão de água ou alimentos contaminados; II - Bactéria; III - Malária; IV - Bactéria; V Alterações do sistema nervoso.Resposta: a

5) (Ufmg) Observe a figura.


Num ambiente fechado, as gotículas de saliva eliminadas por meio de espirro ou tosse podem contaminar as pessoas com as seguintes doenças, EXCETO:a) Giardíase
b) Sarampo
c) Gripe
d) Tuberculose
Resposta: a

6) (Uerj) Atualmente, no Brasil, órgãos do Ministério da Saúde consideram como doenças emergentes ou reemergentes diversas infecções produzidas por microrganismos. Muitas delas são transmitidas ao homem por vetores animais bem definidos. Uma enfermidade de natureza viral cujo vetor é um inseto, uma infecção bacteriana cujo vetor é um roedor e uma doença causada por protozoário, mas transmitida por inseto, estão relacionadas, respectivamente, na seguinte alternativa:
a) dengue - leptospirose - malária.
b) toxoplasmose - hanseníase - amebíase.
c) cólera - febre amarela - doença de Chagas.
d) tuberculose - histoplasmose - leishmaniose.
Resposta: a

7) (Ufv) Segundo o IBGE, por falta de investimentos do governo em saneamento básico, o volume de água sem tratamento distribuído para consumo da população aumentou 191,3% em 2001 (Fonte: "Folha de S. Paulo", 9/4/2002). Tal quadro favorece o aumento de risco para aquisição de diversas doenças por parte da população. Assinale a doença que NÃO está diretamente relacionada ao quadro acima descrito:
a) Hepatite.
b) Cólera.
c) Gastroenterite.
d) Febre tifóide.
e) Hidrofobia.
Resposta: e

8) (Pucrs) A nova genética vem avançando cada vez com maior velocidade no sentido de manipular e conhecer a estrutura, a função e os mecanismos de DNAs, RNAs e proteínas, principalmente no que se refere à intenção de curar doenças. Quanto às enfermidades causadas por agentes infectocontagiosos, até poucos anos atrás era consenso científico que todas as doenças infecciosas seriam causadas por microrganismos como bactérias ou vírus, os quais carregavam seu próprio material genético. Hoje, já são do conhecimento da comunidade científica e da sociedade agentes infecciosos que não têm DNA ou RNA. Estes são os chamados prions, os quais constituem versões protéicas modificadas que, uma vez em contato com proteínas normais, alteram-nas, infectando os organismos e sendo contagiosos da mesma maneira como são as bactérias ou os vírus. Das enfermidades infecto-contagiosas relacionadas a seguir, a única que NÃO é causada por bactérias ou vírus é a:
a) Doença da Vaca Louca.
b) Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS).
c) Cólera.
d) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
e) Meningite.
Resposta: a

9) (Ufpi) O texto a seguir, escrito pelo historiador inglês Kennet Maxwell, um dos principais estudiosos do Brasil, foi extraído do caderno Mais! do jornal "Folha de São Paulo", 11 de agosto de 2002. "Uma das conseqüências imprevistas do contato intercontinental e da comunicação marítima iniciada por Colombo em 1492 foi a chegada de doenças do Velho Mundo que atacaram os habitantes nativos do Novo Mundo, que não tinham imunidade (....). Doenças até então desconhecidas, como malária e febre amarela, dizimaram a população nativa em menos de um século, exigindo ajustes econômicos e sociais que levaram à criação de uma sociedade multiétnica no continente". A respeito dessas doenças, ainda hoje presentes no nosso país, mesmo passados mais de cinco séculos, podemos afirmar, sob o enfoque biológico, que são:
a) causadas por insetos.
b) causadas por bactérias.
c) transmitidas por protistas.
d) transmitidas por insetos.
e) transmitidas por bactérias.
Resposta: d

Nenhum comentário:

Postar um comentário